quinta-feira, 31 de março de 2011

Secretário inaugura laboratório em Sumidouro

Por Fatima Rocha
Fotos Marcia Costa



O secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, participou, nesta quarta-feira (30/03), da inauguração do laboratório multifuncional do Ciep São José de Sumidouro, na Região Serrana. A criação do espaço foi resultado do empenho da comunidade escolar e tem o objetivo de melhorar a qualidade do ensino nas disciplinas de Química, Física e Biologia, trabalhando de forma mais atraente o conteúdo ministrado nessas áreas.


A obra contou com o apoio de pais e professores. Muitos colocaram a mão na massa para criar o confortável espaço, que pode receber até 40 alunos. Após descerrar a placa inaugural, o secretário foi convidado a assistir a primeira aula no laboratório, ministrada pelo professor Benilton Cesar dos Santos para um grupo de alunos da 1ª série do Ensino Médio. O tema foi “Métodos físicos de separação das misturas”.



O secretário parabenizou diretores, professores e colaboradores pela realização do projeto.

   


- Mais do que um espaço de estudo, esse laboratório representa o esforço de quem acredita em realizações. Vocês estão fazendo uma revolução silenciosa e conseguindo ótimos resultados.

Ele aproveitou a oportunidade para lembrar  a importância da participação dos alunos no próximo Saerjinho, marcado para o próximo dia 13 de abril.  A avaliação, que abrange Língua Portuguesa e Matemática, faz parte do planejamento estratégico implementado, este ano, pela Seeduc, e visa à melhoria do ensino no estado do Rio de Janeiro nos próximos anos.

Para diretora do Ciep, Elaine Gaspar Ferreira, a presença do secretário e de vários colaboradores da escola na inauguração do novo espaço de estudos confirma que é possível realizar sonhos e mostrar que a educação é o caminho certo.




- É muito importante para nós contarmos com a presença de tantos parceiros e amigos da nossa escola. Vocês estão prestigiando uma obra que foi conquistada aos pouquinhos e com muito trabalho.

O professor Benilton explicou que o laboratório é uma oportunidade para que os alunos possam vivenciar experiências de forma lúdica e até divertida.
- O interesse pelas aulas práticas resultam em uma evasão baixíssima, porque o aluno sabe que vai ver coisas novas. Estamos abrindo uma porta para futuros cientistas.

A aluna Vania Lima Soares, de 16 anos, disse que o laboratório vai possibilitar novas experiências nas várias disciplinas.
- Não vamos mais ficar só na sala vendo as fórmulas no quadro. Agora, vamos ter um curso mais criativo.



Depois da aula inaugural, os estudantes fizeram apresentações de dança e música. Cleyson Charles Lima e Wender Rosa Granito tocaram violão, acompanhando as vozes de Sabrina Ferreira Charles e Lindenberg Siqueira. Cerca de trinta alunos fizeram coro para a música “Pense Nisso”, criada pelo próprio grupo e cujo tema é a preservação do meio ambiente.




Estiveram presentes o prefeito Juarez Corguinha; o secretário municipal de Fazenda, Albertino Gonçalves; a secretária municipal de Administração, Rosilene Alaluna; e o presidente e o vice-presidente da Câmara Municipal, respectivamente Jorge Calil e Antonio Carlos Sardinha. Pela Seeduc, participaram a coordenadora regional Valéria Maria Vieira Gomes e a Gerente de Ensino, Carmem Lúcia Verly.  As diretoras do Colégio Estadual Monsenhor Ivo Sante Donin e do Ciep Maria Amélia Pacheco – Marilda de Souza e Cássia Patrícia Tomáz da Costa – e a representante regional da UPPEs, Ruth Garcia, também prestigiaram o encontro.





Após o encerramento da festa, o secretário convidou os professores para uma conversa sobre as novas metas da Seeduc implantadas este ano e mostrou a importância da colaboração de todos para o sucesso do programa.

Nenhum comentário: