terça-feira, 16 de março de 2010
domingo, 14 de março de 2010
DIA 15 DE MARÇO COMEMORAMOS O DIA DA ESCOLA.
“O século XXI nos obriga a repensar uma nova forma de educar, uma nova forma de ver a instituição educativa, e os que trabalham nela. Que nova educação será essa? O que devemos manter e o que devemos abandonar da educação atual”? (F.Imbernón 2000).
A busca do sonho, da esperança e da paixão de formar são temas de grande valia, no desabrochar daquele educador (a), que acredita em uma educação de qualidade. Vamos resgatar este educador que está ainda adormecido dentro de cada um de nós, que sofre com a falta da valorização, do respeito e da dignidade por aquele que é também responsável pela educação deste País.
A desumanização com este profissional vem a galope, a falta de reconhecimento leva a um desgaste, irreparável, com danos de mão dupla, entre educador e educando. A globalização, as novas tecnologias, a inclusão digital, e o desenvolvimento sustentável cobram do educador e da educadora questões de grande complexidade. Entre elas, competências habilidades e liderança, utilizadas como base para uma gestão democrática, que vislumbra uma equipe coesa com objetivos comuns, “aprender a aprender”. Cabe a este profissional buscar sua formação continuada, especializar-se na sua área de atuação, atualizar-se com as inovações tecnológicas e saber cuidar, cuidar de si e do outro visualizando uma perspectiva planetária.
O professor, a professora, o educador e a educadora do século XXI vivenciam uma trajetória acadêmica de formação continuada, sem projeção, ambição ou determinação, para ele, ela, e o seu objeto de estudo. Louvamos aquele (a) que acredita na educação enquanto processo de transformação. Devemos definir este profissional como um ser pensante, um intelectual orgânico que processa uma cadeia de saberes entre educador e educando, baseados em competências.
Priorizamos o profissional que faz da sua prática um exercício de construção de conhecimento, que ousa, que faz a diferença, que estimula as relações intrapessoais e interpessoais no seu cotidiano escolar. Aquele que não usa a avaliação enquanto instrumento de poder, e sim, como um processo pedagógico, ético e dialógico.
Ler, interpretar, criticar e construir são verbos que aplicados nesta ordem podem definir a trajetória de um educador (a) que acredita no seu potencial de análise, um visionário que constrói o seu caminho, que vive no mundo da educação, com a paixão de formar. E sendo formando, com a paixão de viver sua sala de aula como um lugar de aprendizagem, afetividade, compartilhado do desempenho de cada aspirante ao desafio da prática docente. O desejo maior é que estes educadores (a) continuem a disseminar a paixão de ensinar.
Ousar na sua prática pedagógica faz parte do desempenho do educador (a) do século XXI; ele acredita no seu potencial, ele busca novas metodologias, ele sabe ouvir, dar autonomia ao educando, ele é criativo, amoroso, afetivo, comprometido com o processo educacional e com a esperança de mudança. Mudança que se faz necessária na formação e atuação do educador (a). E fica a pergunta, qual o seu legado?
Texto de Rosa Costa, educadora, pedagoga, mestranda e especialista em Recursos Humanos,
quinta-feira, 11 de março de 2010
COMO SUBSTITUIR ATITUDES RUINS POR ATITUDES VENCEDORAS.
A história está repleta de personagens que conseguiram vencer em suas vidas porque souberam aproveitar bem cada momento que passaram, como também de personagens fracassadas porque não souberam aproveitar seus momentos.
gostaria de poder curtir a vida sem ter que se preocupar 24 horas por dia com as broncas que vai levar do chefe, do diretor, dos pais do cônjuge e com as contas a pagar? Tudo o que você precisa fazer, então, é abandonar hábitos ruins e substituí-los por atitudes vencedoras. Simples assim.
Que hábitos ruins são esses? Reclamar da vida, colocar-se como vítima das circunstâncias, desperdiçar tempo com atividades vazias como assistir televisão ou ficar bisbilhotando a vida dos outros no Orkut, não cuidar da sua saúde etc.
Não preciso aqui identificar todos porque você sozinho é capaz de fazer isso. Para isso, pare um pouco a correria do dia-a-dia e tranque-se em um lugar com um lápis e um papel em branco. Comece a pensar nos seus hábitos, nas coisas que você faz cotidianamente.
Você fuma? Bebe demais? Chega sempre atrasado? É sedentário? Assiste muita televisão? Reclama da vida? Sonega impostos? Compra mais do que deveria? Engana os outros?
Os hábitos ruins são aqueles que mantém você onde já está, naquilo que é chamado pelos especialistas de zona de conforto. Que muitas vezes nem tão confortável é, mas é onde é mais fácil ficar.
Atitudes vencedoras, por outro lado, são aquelas que podem te levar ao sucesso, quando praticadas rotineiramente.
Ler livros. Fazer novos cursos. Doar tempo e/ou dinheiro para voluntariado. Fazer exercícios físicos regularmente. Alimentar-se corretamente. Investir inteligentemente seu dinheiro. Controlar gastos. Assumir que tudo o que acontece na sua vida é responsabilidade sua. Cumprir as regras dos locais em que você convive. Fazer aos outros aquilo que você gostaria que fizessem a você.
Comece a substituir seus hábitos negativos por atitudes positivas e você verá como a vida vai melhorar dia após dia. Como as pessoas irão lhe tratar melhor e como o que atualmente parecem enormes problemas com o tempo vão se tornar pequenos problemas, que você não terá dificuldade em resolver.
Em outras palavras: INVISTA EM SÍ MESMO.”
terça-feira, 9 de março de 2010
terça-feira, 10 de novembro de 2009
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de Zumbi nos últimos anos (comprovou-se, por exemplo, que ele mantinha escravos particulares) o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).
Algumas entidades como o Movimento negro(o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de maio, Abolição da escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da princesa Isabel, ou seja, ser uma celebração da atitude de uma branca.
A semana dentro da qual está o dia 20 de novembro também recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
A Proclamação da República

Após 67 anos, a monarquia chegava ao fim. No dia 18 de novembro, D.Pedro II e a família imperial partiam rumo à Europa. Tinha início a República Brasileira com o Marechal Deodoro da Fonseca assumindo provisoriamente o posto de presidente do Brasil. A partir de então, o pais seria governado por um presidente escolhido pelo povo através das eleições. Foi um grande avanço rumo a consolidação da democracia no Brasil.
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
DIA DO MESTRE NO CIEP BRIZOLÃO 998.
AGRADECIMENTO
Aprender a aprender não é tarefa fácil, é necessário de fato que estejamos dispostos a valorizar as mudanças que o conhecimento nos trás com ATITUDE. Por isso deixamos aqui nosso agradecimento à DIREÇÃO, FUNCIONÁRIOS E ALUNOS DO CIEP 998, SÃO JOSÉ DE SUMIDOURO, pelo carinho, respeito e valorização na homenagem ao “DIA DO MESTRE”.
Que este vídeo e esta reflexão de Charles Swindoll - “Pequenos detalhes que fazem grandes diferenças” , demonstre a importância das atitudes em nossas vidas.
“...Atitude é mais importante que os fatos. É mais importante que o passado, que o dinheiro, que as circunstâncias, que os fracassos, que o sucesso e o que as pessoas pensam ou dizem. È mais importante que aparência, talento e habilidade.
Pode construir ou destruir uma empresa... Uma igreja... Um lar. O incrível é que podemos escolher o destino do nosso dia de acordo com a atitude que adotamos. Não podemos mudar o passado... Não podemos mudar os fatos que fazem as pessoas agirem. Não podemos mudar o inevitável. Só podemos realizar algo com o que temos nas mãos, e esta é a nossa atitude. Estou convencido de que 10% da nossa vida é o que acontece a nós e 90% é como reagimos a estes acontecimentos. Então depende de nós... SOMOS RESPONSÁVEIS POR NOSSAS ATITUDES”.
Com carinho, lab.informática-ciep Brizolão 998.
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
Texto
Educar
Educar - “Educar é viajar no mundo do outro sem nunca penetrar nele.É usar o que pensamos para nos transformar no que somos. O maior educador não é o que controla, mas o que liberta.
Não é o que aponta os erros, mas o que os previne.
Não é o que corrige comportamentos, mas o que ensina a refletir. Não é o que observa apenas o que é tangível aos olhos, mas o que vê o invisível.
Não é o que desiste facilmente, mas o que estimula sempre a começar de novo.
Um bom educador abraça quando todos rejeitam; anima quando todos condenam; aplaude os que nunca subiram ao pódio; vibra com a coragem de disputar dos que ficaram nos últimos lugares. Não procura o seu próprio brilho, mas faz-se pequeno para tornar os seus filhos, alunos e colegas de trabalho grandes.
Que educador daria conta desta missão?
Autor: Augusto Cury
Ciep Brizolão 998 - São José de Sumidouro

Patrono: São José
Origem do Nome: O Ciep 998 conserva o nome do antigo Colégio de São José, fundado na década de 40, por Monsenhor Ivo Sante Donin, a mais proeminente figura no senário educacional e cultural do Município de Sumidouro, tendo atuação expressiva em alguns municípios vizinhos.
Segundo Monsenhor Ivo a escolha do nome São José foi motivada pela sua grande preocupação em dar a escola um sentido de família, muito bem exemplificada pela família de Nazareth.
A Escola Normal Nossa Senhora da Graças do antigo Colégio de São José, hoje Ciep 998 - São José de Sumidouro é reponsável pela formação da quase totalidade dos professores que atuam nas redes Estadual, Municipal e Privada do município.
A escola atualmente está sendo Dirigida pela professora Elaine Gaspar Ferreira - Diretora Geral e Adjunta, Iza Fragoso.