segunda-feira, 11 de abril de 2011

13 DE ABRIL

ATENÇÃO !

FIQUEM LIGADOS  DIA 13  DE  ABRIL !
     Acontecerá a 1ª avaliação do Saerjinho, o sistema de avaliação bimestral do processo de ensino-aprendizagem nas escolas. A partir de agora os alunos do 5º ao 9º , do Ensino Fundamental e das 3 séries do Ensino Médio das Unidades Escolares Estaduais de Ensino Regular Presencial farão ao final de cada bimestre, prova de língua portuguesa e de matemática.
     Essas provas serão muito importantes para avaliar o ensino de sua escola, e, caso necessário, fazer os ajustes nas políticas públicas de educação para melhorar a qualidade de ensino de nossa rede. Com isso você terá uma escola com um bom desempenho, garantindo um futuro melhor para você!
NÃO DEIXE DE PARTICIPAR DESSA AVALIAÇÃO!
Essas provas ajudarão a SEEDUC a fazer uma escola ainda melhor para você!
BOAS PROVAS!

quinta-feira, 31 de março de 2011

Secretário inaugura laboratório em Sumidouro

Por Fatima Rocha
Fotos Marcia Costa



O secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, participou, nesta quarta-feira (30/03), da inauguração do laboratório multifuncional do Ciep São José de Sumidouro, na Região Serrana. A criação do espaço foi resultado do empenho da comunidade escolar e tem o objetivo de melhorar a qualidade do ensino nas disciplinas de Química, Física e Biologia, trabalhando de forma mais atraente o conteúdo ministrado nessas áreas.


A obra contou com o apoio de pais e professores. Muitos colocaram a mão na massa para criar o confortável espaço, que pode receber até 40 alunos. Após descerrar a placa inaugural, o secretário foi convidado a assistir a primeira aula no laboratório, ministrada pelo professor Benilton Cesar dos Santos para um grupo de alunos da 1ª série do Ensino Médio. O tema foi “Métodos físicos de separação das misturas”.



O secretário parabenizou diretores, professores e colaboradores pela realização do projeto.

   


- Mais do que um espaço de estudo, esse laboratório representa o esforço de quem acredita em realizações. Vocês estão fazendo uma revolução silenciosa e conseguindo ótimos resultados.

Ele aproveitou a oportunidade para lembrar  a importância da participação dos alunos no próximo Saerjinho, marcado para o próximo dia 13 de abril.  A avaliação, que abrange Língua Portuguesa e Matemática, faz parte do planejamento estratégico implementado, este ano, pela Seeduc, e visa à melhoria do ensino no estado do Rio de Janeiro nos próximos anos.

Para diretora do Ciep, Elaine Gaspar Ferreira, a presença do secretário e de vários colaboradores da escola na inauguração do novo espaço de estudos confirma que é possível realizar sonhos e mostrar que a educação é o caminho certo.




- É muito importante para nós contarmos com a presença de tantos parceiros e amigos da nossa escola. Vocês estão prestigiando uma obra que foi conquistada aos pouquinhos e com muito trabalho.

O professor Benilton explicou que o laboratório é uma oportunidade para que os alunos possam vivenciar experiências de forma lúdica e até divertida.
- O interesse pelas aulas práticas resultam em uma evasão baixíssima, porque o aluno sabe que vai ver coisas novas. Estamos abrindo uma porta para futuros cientistas.

A aluna Vania Lima Soares, de 16 anos, disse que o laboratório vai possibilitar novas experiências nas várias disciplinas.
- Não vamos mais ficar só na sala vendo as fórmulas no quadro. Agora, vamos ter um curso mais criativo.



Depois da aula inaugural, os estudantes fizeram apresentações de dança e música. Cleyson Charles Lima e Wender Rosa Granito tocaram violão, acompanhando as vozes de Sabrina Ferreira Charles e Lindenberg Siqueira. Cerca de trinta alunos fizeram coro para a música “Pense Nisso”, criada pelo próprio grupo e cujo tema é a preservação do meio ambiente.




Estiveram presentes o prefeito Juarez Corguinha; o secretário municipal de Fazenda, Albertino Gonçalves; a secretária municipal de Administração, Rosilene Alaluna; e o presidente e o vice-presidente da Câmara Municipal, respectivamente Jorge Calil e Antonio Carlos Sardinha. Pela Seeduc, participaram a coordenadora regional Valéria Maria Vieira Gomes e a Gerente de Ensino, Carmem Lúcia Verly.  As diretoras do Colégio Estadual Monsenhor Ivo Sante Donin e do Ciep Maria Amélia Pacheco – Marilda de Souza e Cássia Patrícia Tomáz da Costa – e a representante regional da UPPEs, Ruth Garcia, também prestigiaram o encontro.





Após o encerramento da festa, o secretário convidou os professores para uma conversa sobre as novas metas da Seeduc implantadas este ano e mostrou a importância da colaboração de todos para o sucesso do programa.

quinta-feira, 24 de março de 2011

LABORATÓRIO MULTIFUNCIONAL

O ensino não pode mais ser meramente teórico, já que é na prática que os alunos estimulam a sua curiosidade e ampliam seus conhecimentos.
            Sendo assim, a Direção pensou em um LABORATÓRIO MULTIFUNCIONAL (Biologia, Química e Física), com o objetivo de dar suporte às disciplinas de maior carência na escola, além de ser um local de prática e experimentação de todo o conteúdo aprendido em sala de aula.
Desta forma, esperamos incentivar no aluno o interesse pela pesquisa e pelo conhecimento cada vez mais profundo e questionador, despertando o gosto pelas diversas profissões que envolvem essas áreas.

LABORATÓRIO MULTIFUNCIONAL DO CIEP B.998 SÃO JOSÉ DE SUMIDOURO

quarta-feira, 2 de março de 2011

VOLTA ÀS AULAS !

"ESCOLA É
SOBRETUDO GENTE.
GENTE QUE TRABALHA, GENTE QUE ESTUDA, QUE SE ALEGRA, SE CONHECE, SE ESTIMA.
A ESCOLA SERÁ CADA VEZ MELHOR, NA MEDIDA EM QUE CADA UM SE COMPORTE COMO COLEGA, AMIGO, IRMÃO.
O IMPORTANTE NA ESCOLA NÃO É SÓ ESTUDAR, NÃO É SÓ TRABALHAR. É TAMBÉM CRIAR LAÇOS DE AMIZADE, É CRIAR AMBIENTE DE CAMARADAGEM, É CONVIVER, É SE AMARRAR NELA!"- PAULO FREIRE.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

terça-feira, 14 de setembro de 2010

QUANDO NASCE ESPARRAMA PELO CHÃO...

“As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.
Por isso, é importante favorecermos a familiaridade dos jovens com as histórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos desde cedo e de sua participação freqüente em situações diversas de conto e leitura. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática – e a escola, o principal espaço para isso”.
Sendo assim, através deste novo projeto, a biblioteca do Ciep 998 São José de Sumidouro, procura não só incentivar o hábito de leitura, mas através deste , estimular a criatividade dos jovens, levando-os a manusearem de forma diferenciada, novos livros , novas histórias, novos sonhos...Através de um novo acervo.
BIBLIOTECA DO CIEP BRIZOLÃO 998 SÃO JOSÉ DE SUMIDOURO.

Biblioteca do Ciep 998 São José de Sumidouro


quarta-feira, 11 de agosto de 2010

ENTREVISTA DOS ALUNOS DO CIEP 998-TURMA 1003-FORMAÇÃO GERAL.

ALUNOS DO CIEP 998 PREOCUPADOS COM O FUTURO DE SUMIDOURO VÃO AS RUAS PARA SABER O QUE TEM SIDO FEITO PELAS AUTORIDADES MUNICIPAIS E PELO COMÉRCIO LOCAL PARA DIMINUIR OS IMPACTOS NO MEIO AMBIENTE.

Os alunos do 1º ano de Formação Geral (Turma 1003) orientados pela professora de Biologia, conscientes do papel que exercem na sociedade e sabendo que tem que se cuidar primeiramente da própria casa, ou melhor do chão que pisam e do ar que precisam para respirar, estão indo as autoridades locais e comerciantes para avaliar o grau de conscientização e descobrir o que tem sido feito para amenizar os impactos ambientais no município de Sumidouro.

Leia abaixo na íntegra a entrevista feita pelas alunas Iaciara e Taíze ao empresário Roberto Bello Bertolot, dono do Mercado do Betinho.

ENTREVISTA

P- Que pequenas atitudes você acha que sua empresa pode fazer para ajudar o meio ambiente?

R: Economizar água, energia elétrica e o lixo seletivo.

P- Sua empresa utiliza a sacola plástica ou já adotou a sacola retornável?

R: Utilizamos a sacola plástica reciclada, mas já estamos providenciando a sacola retornáve

P- Sua empresa avalia o impacto ambiental, ou seja, os danos que ela causa ao ambiente?

R: Não, nunca fizemos essa análise.

P- Como você avalia o grau de consciência hoje da sua empresa sobre a responsabilidade nos impactos gerados pelo seu negócio?

R: Apesar de achar que os impactos da nossa empresa são pequenos, procuramos sempre evitar.

P- O que você acha que é necessário pra reverter o quadro de desmatamento? Seria investir apenas em projetos que impactam a natureza ou pensar em todos os fatores sociais que também influenciam no desenvolvimento local em qualquer meio ambiente? Por quê?

R: Pensando em meio ambiente deveria haver investimentos em projetos que impactam a natureza e pensar em fatores sociais que influenciam no desenvolvimento local em qualquer meio ambiente, como campanhas de conscientização e apoio financeiro aos pequenos produtores, investimentos das secretarias de agricultura da região.

P- Sr. Roberto, obrigado por dispor do seu tempo para nós. Tenha um bom dia.

R: Obrigado vocês. Igualmente.

VIAGEM AO PLANETÁRIO (2)


VIAGEM AO PLANETÁRIO(2)


VIAGEM AO PLANETÁRIO (2)


quarta-feira, 9 de junho de 2010

PARABÉNS  SUMIDOURO!
            (10/06/1890 -  10/06/2010)
"Entre montes agrestes despertas.
Terra linda, ostentando primores..."

São 120 anos de Emancipação Político-Administrativa, tempo suficiente para transformar o Município que temos, na SUMIDOURO que queremos.

A necessária transformação para atingir resultados eficazes, exige uma visão baseada em princípios e valores gerais, que possibilitem a definição de metas claras, dos meios necessários, de cronogramas de execução e formas de acompanhamento. Foi o que fizeram outros municípios que alcançaram êxito em seu desenvolvimento. Portanto, resta-nos torcer, esperar, acreditar, trabalhar e ajudar, para o resgate dos valores e princípios imprescindíveis a qualquer ser humano e ao conjunto deles, ao seu povo, para uma verdadeira transformação em seu crescimento, baseado em objetivos tais como: uma sociedade mais justa, um município economicamente mais forte, ambientalmente mais sustentável, democraticamente estável e éticamente mais respeitável.

São objetivos ambiciosos, mas certamente possível, se houver mobilização e atitude da sociedade, para que as transformações necessárias de fato ocorram.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Viagem ao Planetário

Planetário do Rio


Planetário:possui uma área total de 16 mil metros quadrados, sendo 12 mil metros quadrados de área construída. Divididos entre Museu do Universo, Cúpula, biblioteca, auditórios, restaurantes, uma ampla área verde destinada à recreação das crianças e teatro.

Os alunos do Ciep Brizolão 998 São José de Sumidouro,  acompanhados de professores e demais funcionários da escola  foram ao Planetário , onde além  curtirem, aprenderam  muito. Comprovem...

terça-feira, 11 de maio de 2010

CONVITE

Jonathan Ribeiro e seus amigos convidam você e seus familiares para participarem do musical “Entre Amigos Acústico” e da exposição de células de criação de teatro e palestras.

Dia: 21/05/2010
Local: CIEP 998 (Lelé)
Horas: 19h
Entrada: 1 kg alimento não-perecível
  “Onde quer que nos encontremos, são os  nossos amigos que constituem o nosso mundo.”

segunda-feira, 19 de abril de 2010

19 de abril comemoramos o DIA DO ÍNDIO

História do Dia do Índio


Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943, pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?

Origem da data

Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.

No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

Comemorações e importância da data

Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os municípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.

Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.

           Teve início hoje, mais um PROJETO DA BIBLIOTECA DO CIEP 998, com o título :
DO MUNDO DA LEITURA PARA A LEITURA DO MUNDO.
          O PROJETO tem como público alvo, os alunos do 3º e 4º anos do curso de Formação de Professores, com o objetivo de despertar o gosto pela leitura em todas as suas formas de aprendizagem : teatro, música, contos, histórias, poesias, danças e muito mais.
          Os  auxiliares de biblioteca  Edyr Alaluna  Flávia de C. Gonçalves e Maristela Melo de Souza, juntamente com os professores do 3º e 4 ºanos do FP, pretendem mostrar aos alunos que ler é muito prazeroso e que através do lúdico a aprendizagem acontece de maneira natural, mais consciente e concreta.